Eletricidade sem fios???

5 min read

Deviation Actions

deivison's avatar
By
Published:
830 Views


Estudada por gênios (como: Heinrich Hertz, Guglielmo Marconi e Nikola Tesla) e inventada há mais de um século, a tecnologia de transmissão elétrica sem fios até algum tempo era completamente desconhecida pela maioria das pessoas. Felizmente, através das inúmeras aplicações atuais, este cenário está em constante transformação. :-D Recentemente publicamos um artigo sobre alguns pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) que conseguiram transmitir eletricidade sem o uso de fios. Eles ascenderam uma lâmpada de 60W localizada a dois metros da fonte de energia. Tal façanha foi bastante comentada e rendeu aos cientistas um bom marketing pessoal. Porém, claro, eles não são os únicos a explorar a tecnologia. Muitas empresas, atualmente, estão estudando e apresentando suas soluções para resolver a dependência dos fios. Este é nosso assunto hoje. :-D

Há duas tecnologias distintas quando o assunto é transmissão elétrica sem fios: a indução eletromagnética e a radiação eletromagnética. :-D A indução eletromagnética, usada nos lançamentos da empresa eCoupled, consiste em isolar fisicamente os circuitos primário e secundário de um transformador – que passam a transferir energia por indução mútua. Neste caso, os dispositivos precisam estar próximos.

Na prática, a companhia propõe o uso de superfícies de recarga. Por exemplo: ela acredita que um estabelecimento equipado com carregadores por indução em suas mesas e balcões poderia atrair e manter clientes. Ou seja: vamos supor que a Starbucks implemente a tecnologia em suas lojas. Então, enquanto um cliente saboreia um café…a bateria de seu celular é carregada simplesmente por deixá-lo sobre a mesa. :-D Mas óbvio: isto funcionará apenas se o dispositivo suportar a tecnologia. É por isso que a eCoupled fez uma parceria com a Motorola para embutir seus circuitos em alguns modelos. :-D

Enquanto a eCoupled se preocupa com a indução, empresas como a PowerCast investem na radiação. A PowerCast foi premiada no CES com o título de “Melhor Tecnologia Emergente” pela invenção dos circuitos PowerCaster e PowerHarvester. Usando a freqüência de 900 MHz (utilizada pela maioria dos telefones sem fio), a tecnologia é capaz de transmitir eletricidade e alimentar dispositivos que consomem pouca energia. :-D O alcance é maior em relação à indução, mas perde na potência. Nem pensar em manter um laptop ligado apenas por radiação.

A preocupação é a primeira reação de alguém que se depara pela primeira vez com o assunto: “transmissão elétrica sem fios”. Porém, não há motivos para o medo. No caso da PowerCast, por exemplo, documentos informam que o nível de radiação emitido está dentro dos limites determinados por agências reguladoras. Ao compararmos a outros eletrônicos, tais dispositivos estão um pouco acima dos celulares e bem abaixo dos rádio amadores. Já a eCoupled afirma que a natureza de sua forma de transmissão não afeta qualquer ser humano.

Fonte: www.vivasemfio.com/blog/catego…

© 2009 - 2024 deivison
Comments3
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
Birvan's avatar
Extremamente interessante =D